segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Trabalhe bem, cuide da saúde e não da doença!!!
Bem, falar em saúde é muito delicado, ou melhor, falar em doença que é mais delicado ainda, por isso que, para você ter um bom desempenho no seu trabalho, nada melhor que estar bem fisicamente, mentalmente, espiritualmente, ou seja para trabalhar bem, você deve estar saudável.
Todos nós queremos trabalhar, ser bons profissionais, ter reconhecimento, méritos, um monte de coisas relacionadas ao âmbito profissional, porém só pensar em trabalhar não vai fazer você chegar onde quer, ou até vai, mas depois você ficará doente, daí tudo caí por terra. Trabalho em excesso e sem cuidados causa problemas de saúde, a vida deve ter moderações em tudo, inclusive no trabalho.
Nada teremos se estivermos debilitados, doentes, sensíveis, só teremos a piedade das outras pessoas e isso nenhum profissional quer, não é?
Então mude isso, arregace suas mangas agora e cuide do que você tem de mais precioso que é a sua saúde, sua vida, só assim você será capaz de cuidar das outras coisas que nos cercam!!!
Não sou médica e nem tenho a pretensão para dar dicas alimentares ou algo semelhante, pelo contrário sou uma administradora que quer que você seja um profissional completo, um profissional 100%, e para ser completo não basta ter conhecimento, habilidade, cursos, motivação, capacidade enfim, além desse monte de qualificações, você ainda precisa estar com a saúde lá em cima.
Os conceitos trazidos pela Medicina Preventiva provocaram uma transformação muito significativa na forma de encarar os novos hábitos. Com grande disposição para viver, estão eliminando o sofrimento e aproveitando o prazer de manter uma dieta leve e praticar exercícios. É um hábito novo de livrar-se dos riscos. A medicina preventiva nada mais é que educar para prevenir, ou seja aprender a se alimentar adequadamente, praticar exercícios de acordo com seu biotipo, eliminar um monte de “bobeiras” que nos cercam. Como bom profissional que é, faça uma análise sobre você, nessa análise coloque o seu nome e as seguintes considerações: aquilo que vê no espelho, suas refeições, exercício praticados, pessoas doentes na família e que tipo de doença, quais doenças já enfrentou, alergias, enfim coloque tudo que achar relevante, tenho certeza que vai encontrar muita coisa para consertar. Não espere chegar na segunda-feira para iniciar uma dieta, ou praticar exercícios, inicie agora, no momento em que fizer a analise mude seus hábitos, procure um médico e faça um check-up. Para ser 100% no trabalho, você precisa estar 100%, portanto apartir de agora pense em você como um todo e cuide da sua saúde para não precisar cuidar da doença.
Um grande abraço...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Artigo, Adaptação ao Novo Trabalho

Adaptação ao trabalho não é tão simples quanto muitos acreditam ser, a adaptação requer tempo e paciência.
Muitas vezes “olhamos a grama do vizinho”, acreditando que ele trabalha em uma empresa maravilhosa, onde existe a valorização do colaborador, diversos benefícios relevantes, enfim... quando por destino ou por sua busca mesmo, você consegue trabalhar naquela empresa, daí entra a fase da adaptação. Nesse momento você fará uma verdadeira análise... “será que a grama do vizinho era mais verde mesmo?”
Para que aconteça uma boa adaptação, como ressaltei, exigirá tempo e paciência, segue algumas dicas que podem ser utilizadas:
Primeiro analise os seus valores e os da empresa em que iniciou o trabalho, não falo aqueles com placas penduradas, missão, visão e valores, falo aqueles valores que, sente quando vai negociar com um cliente ou fornecedor, ou na postura que os superiores tratam seus subordinados, como é o clima organizacional, esses valores;
Conheça a empresa, procure prestar atenção em tudo, o que a empresa foi, o que ela é hoje, além do aspecto físico, onde ficam os departamentos, aproveite bem a sua integração, lá você colhe boas informações;
Procure gostar do que você foi contratado para fazer, muitas vezes “muitas” não conseguimos fazer o que gostamos;
Cumprimente sempre os colegas de trabalho, desde o mais simples oficial até o maior executivo;
Sempre inove e surpreenda seus colegas e a sua chefia com um "algo mais" em seu trabalho;
Não faça do seu trabalho o objetivo máximo da sua vida; ele é apenas uma parte dela, portanto sem hipocrisias e seja verdadeiro;
Faça projeções para daqui três meses, depois que passar a fase de experiência e analise o que está disposto a sacrificar da sua vida pessoal e familiar para conseguir alcançá-los e para não ser surpreendido depois com a conta que a vida manda;
Tem muitas outras dicas de adaptação, porém com essa idéia inicial, você conseguirá ter meios para se adaptar ao novo trabalho e reforçando, vendo que não há como se adaptar (cada pessoa tem o seu tempo) uns já sentem em 1 mês que não é aquilo que busca, outros em apenas uma semana, mas seja persistente não desista com facilidade, mas “claro” vendo que realmente não há adaptação naquela empresa, seja prudente, da mesma forma que foi até a empresa solicitar o trabalho, solicite o seu desligamento, sem causar problemas ou tumultos.
“Talvez a grama do vizinho não seja mais verde que a sua”...
Um grande abraço e sucesso nessa nova jornada!!!
ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL ESTÂNCIA - DIA 26/09/2009